TOP
Empreendedorismo e Inovação

Vai lá e faz: dicas de leitura para tirar ideias do papel!

No livro “Vai lá e faz: Como empreender na era digital e tirar ideias do papel”, do Tiago Mattos (um dos fundadores da Perestroika, a maior escola de atividades criativas da América Latina), abrimos a mente para reflexões valiosíssimas sobre o equilíbrio entre planejar e fazer. Agir com a ideia de hoje com os recursos que se têm pode ser um caminho bem interessante – sem muitos pré-requisitos e sem agarrar o processo. É pensar uma ideia, colocá-la no papel e tirá-la do papel!

Já percebeu que quando você dá um passo no seu projeto, um novo leque de possibilidades se abre? É o que o autor do livro aponta como a principal diferença entre o “pensamento causal” e o “pensamento efetual”. O primeiro é a forma que fomos ensinados e condicionados até então pela sociedade, escola, empresas tradicionais. O segundo, maneira que ele recomenda ao empreendedor, é baseado justamente nessa capacidade de dar um passo com os recursos disponíveis hoje.

Muitas vezes queremos pensar a longo prazo e nos esquecemos dessa “modernidade líquida” que vivemos, das novidades que surgem o  tempo todo, das  oportunidades e ameaças externas ao nosso negócio. É como um jogo de tabuleiro mesmo. Jogamos o dado, mexemos nosso peão e ali novos caminhos surgem. Essa é a nossa primeira proposta a você: dê o seu primeiro passo, o melhor possível agora. E quando colher os frutos desse movimento, você vai entender e sentir o que estamos dizendo. A trajetória é fácil? Claro que não. Mas empreender vale a pena, principalmente se está claro qual o impacto positivo que seu projeto gera para o mundo! Força, coragem, ousadia! Siga em frente!

Gostou do tema? Leia nosso texto completo “Empreendedor, vá pra ação já!” na coluna Atitude Empreendedora que assinamos quinzenalmente no site Ombrelo. 

Consultoria para Mulheres

O suporte que a empreendedora precisa para gerenciar sua marca de forma planejada e profissional!

«

»

what do you think?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *