TOP
Empreendedorismo e Inovação

Sororidade: um novo jeito de olhar as outras mulheres

Sororidade é uma palavra que ainda não está nos dicionários de língua portuguesa. Essa palavrinha diferente – e nova para muita gente – tem o poder melhorar a sua vida e suas relações, especialmente com outras mulheres.

Você já ouviu falar sobre uma suposta rivalidade natural entre as mulheres? Pois é, já está na hora dessa ideia ficar para trás. “Mulheres são invejosas, não são amigas de verdade!”, “Mulher não se veste pro homem, mas sim para a outra mulher”, (queridinho, a gente se veste pra gente mesma, tá?) e muitas outras falas absurdas e até mais graves ainda são ditas por aí o tempo todo.

Esse tipo de julgamento sobre o comportamento feminino é fruto do machismo, que está tão enraizado na nossa sociedade que faz com que essas coisas pareçam verdadeiras ou naturais. Mas não são! Precisamos entender que juntas somos mais fortes para enfrentar todas as dificuldades de viver em uma sociedade patriarcal. Ganhar menos, viver com medo, sem liberdade, ser julgada por ser quem você é e até ser morta só pelo fato de ser mulher não é normal.

E acredite: isso impacta todas nós. Então, que tal contarmos umas com as outras para crescer pessoal e profissionalmente? Isso é Sororidade!

A Sororidade é como uma fraternidade feminina, ou seja, um conceito que diz que as mulheres precisam se unir e, por meio da empatia, formar alianças umas com as outras.  É se colocar no lugar da outra e entender seus sentimentos e atitudes, ao invés de simplesmente julgá-la. Sororidade é olhar para as mulheres a sua volta com respeito pelas suas escolhas e por quem elas são.

Isso é meio feminista, não?

Sim! Totalmente! A Sororidade é um dos pilares do feminismo. Sem essa união e irmandade entre as mulheres, talvez não tivéssemos conquistado coisas essenciais como o direito de estudar, trabalhar, votar e muitas outras coisas. Ainda temos muito o que caminhar!

Amiga, não tenha medo de se dizer feminista. Ao se colocar assim você está apenas dizendo ao mundo que acredita que homens e mulheres, embora sejam diferentes, devem ser equivalentes! Ou seja, um homem e uma mulher devem ter os mesmos direitos e deveres. A gente sabe que, como em toda filosofia, política ou movimento, existem pessoas que se envolvem em intensidades diferentes e defendem suas ideias de forma, muitas vezes, radical. O importante é fazer do seu jeito, procurando sempre estudar, entender e se abrir para novas ideias. Um bom caminho para começar é praticando a sororidade.

A campanha #ContaComigo

Para ajudar as mulheres maravilhosas que conhecemos a colocarem a Sororidade em prática, criamos a campanha “Conta Comigo”. A nossa ideia é que todas exercitem essa empatia e se disponibilizem para apoiar outras mulheres, especialmente no trabalho. Pode ser compartilhando um conteúdo ou frase com a hashtag da campanha nas redes sociais ou até se abrindo para uma conversa com aquela amiga que tá precisando de uma força, um cafezinho, talvez.

 

Consultoria para Mulheres

O suporte que a empreendedora precisa para gerenciar sua marca de forma planejada e profissional!

«

»

4 COMMENTS
  • Paula
    10 meses ago

    Adorei!!!! Mesmo!!

  • Fatima Cadinelli
    10 meses ago

    Adorei 👏👏👏 #contacomigo

  • katia olivieri
    10 meses ago

    que bacana. #contacomigo vou divulgar

what do you think?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *